quarta-feira, 24 de julho de 2013

1º Seminário do Meio Ambiente com propostas e melhorias para o Município

Entrega de mudas de flores
 
Foi realizado na manhã dessa terça-feira, 19 de julho, o 1º Seminário do Meio Ambiente no Município de Santa Bárbara.
Estiveram presentes nesse evento, professores, estudantes do 3º ano do ensino médio do Colégio São José e estudantes da rede primária de ensino. Além de agricultores locais, Vereadores, Secretários e pessoas da comunidade.
O Consultor Ambiental do Município, Alexandre Monteiro, em palestra, ressaltou a importância do Seminário e da participação das Associações Comunitárias e da Sociedade Civil, no evento.
O Consultor Ambiental mencionou ainda a abordagem da Política Nacional de Resíduos Sólidos que estava tramitando pelo Congresso Nacional há mais de 20 anos. É por meio dessa política que os municípios são orientados a resolver os problemas dos lixões - tão comuns nos Municípios - até o ano de 2014.
Instruir as pessoas em relação ao destino dos resíduos sólidos foi uma das abordagens desse seminário. A população também sugeriu melhorias no que diz respeito a reciclagem do lixo e recebeu mudas de flores ornamentais. Mais de cem unidades de mudas foram distribuidas entre os participantes do seminário, que também receberam certificado de participação e capacitação.
A coleta seletiva está sendo pensada e estruturada para o Município. E a Prefeitura da cidade começará selecionando o papel utilizado que deverá ser encaminhado para uma repartição específica que pesará o papel (lixo) e em contrapartida, disponibilizará uma quantidade de papel reciclado para a Prefeitura Municipal.
Essa seria uma forma de contribuir para a preservação do meio ambiente e de reduzir custos, na atual gestão. Este é um projeto que já foi discutido no Conselho de Meio Ambiente e de acordo com o Consultor Ambiental do Município, Alexandre, será colocado em prática nos próximos dias.
O 1º Seminário do Meio Ambiente trouxe vários projetos para o Município. A partir de então, o desenvolvimento sustentável será pensado e praticado em Santa Bárbara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário