sexta-feira, 12 de abril de 2013

Os estragos da Seca em Santa Bárbara

Equipe da TV Subaé na produção de reportagens sobre a seca no Município de Santa Bárbara
 
 Na manhã da última terça-feira, 09 de abril, uma equipe da TV Subaé, Emissora filiada a Rede Bahia da Rede Globo, esteve em Santa Bárbara com o propósito de produzir reportagens, listando os prejuízos trazidos pela seca.
A equipe gravou com comerciantes locais e em localidades rurais do nosso município. A realidade do homem do campo foi mostrada em diversas abordagens. 
A seca que tem dizimado o  rebanho do pequeno criador e as plantações dos agricultores foi enfatizada na reportagem da Jornalista Thaic Carvalho, que será veiculada pela TV Subaé.
Agricultores e criadores de fazendas, na zona rural de Santa Bárbara, foram entrevistados. Um deles foi o Senhor Dinho de Mano da Fazenda Pindobeira, que relatou a perda de 24 cabeças de gado nesses últimos dias. 
A realidade do homem do campo entristece. Mas, contra a seca - um fenômeno natural - pouca coisa pode ser feita.
Os governantes da nossa cidade têm buscado melhorias e alternativas para amenizar os estragos causados pela longa estiagem. 
A distribuição, permanente, de água em carros-pipa tem sido uma das medidas adotadas pelo Prefeito Niltinho e pelo Vice Prefeito e também Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Edifrâncio Oliveira. A compra do milho utilizado na ração dos animais também é subsidiada: uma saca que custa, no comércio cerca de R$ 50,00, é repassada ao fazendeiro e agricultor por R$18,00, sendo que a Prefeitura também disponibiliza transporte para trazer esse milho de Feira de Santana.
O programa Garantia Safra e o  Bolsa Estiagem (Programas Federais) também são utilizados como uma forma de amenizar o sofrimento da população do nosso município. Mas, todas essas medidas ainda são insuficientes, haja vista os estragos causados pela seca. Há localidades nas quais não chovem há mais de 60 dias.
E o que nos resta é buscar alternativas. Ainda este mês, 26.242 litros de sucos de laranja serão distribuídos para a população carente do nosso município. Leite em pó também será distribuído, nos próximos meses. Essas e outras medidas serão adotadas com o propósito de amenizar o sofrimento do nosso povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário