domingo, 1 de setembro de 2013

CAPS I - prioridade em Santa Bárbara

Oficina realizadas pelas Oficineiras, no CAPS I
 
 O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) está funcionando, em Santa Bárbara, ao lado do Hospital Municipal Antonio Alves Mascarenhas, desde o dia 06 de Fevereiro.
O serviço prestado pelo Centro tem superado as expectativas e dado um verdadeiro exemplo de cidadania e amor, por parte dos profissionais empenhados nesse projeto.
O CAPS I Irmã Catarina Rocha está apto a atender diversos casos, entre eles, de Depressão, Alzheimer, Ansiedade, Esquizofrenia, Alcoolismo, Fobia, Transtorno Bipolar, Transtorno de Humor, Transtorno Alimentar, Bullying, Toque e Tratamento de Drogas Ilícitas, como o Crack, por exemplo.
O CAPS I começou o funcionamento no dia 06 de fevereiro e até o dia 19 de Agosto, já tinha cadastrado 589 pacientes na unidade. O atendimento diário gira em torno de 30, mas pode chegar a até 70 atendimentos. Cabe ressaltar que o CAPS não é uma unidade que atende casos de emergência de saúde mental. O atendimento se dá por meio de acompanhamentos desenvolvidos por diversas parcerias entre as Secretarias do Município.
Os profissionais empenhados no tratamento dos pacientes são diversos e todos eles foram capacitados pela SESAB. Há uma Psicóloga, uma Assistente Social, uma Psicopedagoga, uma Enfermeira, duas Oficineiras, uma Coordenadora, uma Técnica de Enfermagem, um Médico, uma Recepcionista e uma Auxiliar de Serviços Gerais.
O Estado cobre parte das despesas e a Prefeitura, em contrapartida, cobre as demais despesas de manutenção do prédio, pagamento dos profissionais, alimentação dos servidores e pacientes e compra de alguns medicamentos.
O CAPS I, responsável por prestar diversos tipos de atendimentos para pacientes com uma faixa etária que varia entre zero e 110 anos, foi totalmente reestruturado nesta gestão.
O CAPS I oferece além do atendimento médico, oficinas variadas, dentre elas as Oficinas de Arte e de Aprendizagem, Oficinas Terapêuticas, atendimento individual e em grupo e visitas domiciliares.
O serviço prestado por este Centro é de fundamental importância para o bom andamento da saúde no Município. E a Prefeitura Municipal, visando o bom funcionamento da unidade, tem direcionado investimentos para o Centro, desde o início do ano.
A Equipe de Comunicação visitou o CAPS I e acompanhou o desenvolvimento de algumas oficinas com os pacientes. A satisfação de cada um deles pode ser percebida facilmente, o que comprova a importância desta unidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário