Mais
da metade (55,4%) dos alunos do 3º ano do ensino fundamental no país
não leem e interpretam um texto de forma correta, segundo informações da
2ª Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização, a Prova
ABC, divulgada nesta terça-feira (25) pelo movimento Todos pela
Educação. Os dados mostram que 44,5% dos estudantes atingiram pontuação
acima do nível 175, que indica proficiência adequada em leitura. O 3º
ano é a série considerada limite para a alfabetização, segundo o Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). A avaliação, que
segue a escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), foi
aplicada no final de 2012 e teve a participação de 54 mil alunos de 1,2
mil escolas públicas e privadas distribuídas em 600 municípios
brasileiros. Metade da amostra é composta por discentes do 2º ano do
ensino fundamental e o restante por estudantes do 3º ano. Na comparação
por região, o quesito leitura teve pior resultado na Região Norte, onde
apenas 27,3% dos alunos do 3º ano tiveram avaliação acima de 175 pontos.
Ao atingir essa pontuação, os estudantes conseguem identificar temas de
uma narrativa, localizar informações explícitas, identificar
características de personagens em textos e perceber relações de causa e
efeito contidas nessas narrativas. O Nordeste (30,7%) também apresentou
resultado de proficiência adequada em leitura abaixo da média nacional.
Mais de um terço dos nordestinos (38,4%) fez menos de 125 pontos. O
melhor percentual foi verificado no Sudeste (56,5%), seguido pelo Sul
(51,2%) e Centro-Oeste (47,8%). A Prova ABC é uma parceria do Todos pela
Educação com a Fundação Cesgranrio, o Instituto Paulo Montenegro e o
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
(Inep).
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