sexta-feira, 28 de junho de 2013

São Pedro em Santa Bárbara, dois dias com muita festa

Decoração da cidade, nesses festejos juninos

Os festejos juninos estão a todo vapor no Município de Santa Bárbara. Para quem pensou que o "São João da Terra Santa Antecipado" seria a única alternativa para os forrozeiros de plantão, se enganou direitinho. As festas ainda não acabaram e o que está por vir promete animar aqueles que gostam de uma boa festa.
E a contagem regressiva para o São Pedro já começou. Serão dois dias de festa, no Bairro do Terra Santa e na comunidade do Sítio das Flores.
Dia 29 será a vez do Bairro Terra Santa fervilhar de alegria, ao som de Forró do Luís, Banda Seleta e Dengo Novo.
No dia 30, no Sítio das Flores, Ballanejos, Gabriela Morais e Menina Faceira encerrarão os festejos juninos, com chaves de ouro. S
Se programe e venha participar da nossa festa. Venha saborear as comidas típicas deste período e tomar o delicioso licor de Santa Bárbara.
Esperamos por você, nestes festejos de São Pedro.

Mais três veículos são adquiridos, com recursos próprios, em Santa Bárbara

Frota de veículos, em carreata pelas ruas de Santa Bárbara
 
 Nesta quarta-feira, 26 de junho, o Município de Santa Bárbara teve mais três motivos para comemorar. Três veículos Fiat Uno foram adquiridos, com recursos próprios, para prestar assistência aos barbarenses. Os três veículos estarão a serviço das Secretarias de Educação e Assistencia Social.
Além destes três veículos, três motocicletas e uma ambulância foi adquirida, também com recursos próprios, no início deste mês de junho. E para que a comemoração fosse completa, seis ônibus adquiridos neste mandato também compuseram a carreata que circulou nas ruas da cidade.
Ao todo são seis ônibus escolares, três Fiat Uno, três motocicletas e uma ambulância, adquiridos neste mandato, para servir a população de Santa Bárbara.
A atual gestão tem utilizado os recursos públicos com muita cautela, para que o melhor seja feito para o povo. Depois de ter vivido a melhor festa de São João da sua história, o Município de Santa Bárbara continua com motivos para comemorar. 
São nítidos os avanços observados na saúde, com Médicos Plantonistas, o CAPS em funcionamento, Dentistas dando assistência, das crianças aos idosos, em programas específicos. Dentre tantas outras evoluções vividas e observadas, pelos que precisam ser - e são - assistidos com exames específicos, por exemplo. O nosso governo tem como prioridade é o povo. E sempre terá...

Acompanhamento de saúde do Bolsa Família termina nesta sexta

Acompanhamento de saúde do Bolsa Família termina nesta sexta
 
Termina nesta sexta-feira (26) o prazo que seja feito o acompanhamento de saúde nos postos municipais dos beneficiários do Bolsa Família. A ação é determinada pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e, caso deixe de cumprir a ação, o assistido poderá ter o benefício suspenso. De acordo com o relatório da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), atualizado na quarta-feira (26), apenas 33.746 de um total de 144.851 beneficiários do programa haviam feito o procedimento. O acompanhamento de saúde conta com realização de exame pré-natal para as gestantes, retorno para consulta após o parto, orientação alimentar, monitoramento do crescimento e desenvolvimento das crianças e vacinação infantil.

Vacinação contra a pólio continua até estados atingirem meta de 95%; Bahia alcançou 77,5%

Vacinação contra a pólio continua até estados atingirem meta de 95%; Bahia alcançou 77,5%
 
O Ministério da Saúde recomenda aos estados e municípios que ainda não imunizaram 95% do público-alvo contra a poliomelite continuarem até pelo menos o dia 5 de julho, data em que as vacinas ficarão disponíveis nos postos de saúde. A Bahia é um dos estados que não alcançaram a meta e vacinou apenas 77,5% das 974.884 crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos.  Em Salvador, foi atingida a cobertura de 62% do público alvo, estimado em 156.682 pessoas. O balanço parcial divulgado nesta quinta-feira (27) indica que 11,3 milhões de crianças entre seis meses e menores de cinco anos foram imunizadas contra a doença em todo o país, o que corresponde a 87,6% do público-alvo, formado por 12,9 milhões de crianças. 

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Brasil precisa importar 200 mil toneladas de feijão preto, diz ministro

Brasil precisa importar 200 mil toneladas de feijão preto, diz ministro
 
O ministro da Agricultura, Antonio Andrade, disse nesta terça-feira (25) que o país precisa importar 200 mil toneladas de feijão preto, que está escasso e ficou mais caro por conta de uma seca severa. O titular da pasta disse que o governo decidiu eliminar temporariamente as tarifas aplicadas à importação do grão, com a meta de garantir o abastecimento sem pressionar mais os preços. "Pretendemos importar cerca de 200 mil toneladas até o final de outubro", explicou Andrade. Segundo informações do Portal Terra, a decisão de eliminar as tarifas às importações do produto também inscreve-se nos planos do governo para frear a inflação, que nos primeiros cinco meses deste ano já acumulou 2,88%.

Mais da metade dos alunos do 3º ano do fundamental são analfabetos funcionais

Mais da metade dos alunos do 3º ano do fundamental são analfabetos funcionais

Mais da metade (55,4%) dos alunos do 3º ano do ensino fundamental no país não leem e interpretam um texto de forma correta, segundo informações da 2ª Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização, a Prova ABC, divulgada nesta terça-feira (25) pelo movimento Todos pela Educação. Os dados mostram que 44,5% dos estudantes atingiram pontuação acima do nível 175, que indica proficiência adequada em leitura. O 3º ano é a série considerada limite para a alfabetização, segundo o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). A avaliação, que segue a escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), foi aplicada no final de 2012 e teve a participação de 54 mil alunos de 1,2 mil escolas públicas e privadas distribuídas em 600 municípios brasileiros. Metade da amostra é composta por discentes do 2º ano do ensino fundamental e o restante por estudantes do 3º ano. Na comparação por região, o quesito leitura teve pior resultado na Região Norte, onde apenas 27,3% dos alunos do 3º ano tiveram avaliação acima de 175 pontos. Ao atingir essa pontuação, os estudantes conseguem identificar temas de uma narrativa, localizar informações explícitas, identificar características de personagens em textos e perceber relações de causa e efeito contidas nessas narrativas. O Nordeste (30,7%) também apresentou resultado de proficiência adequada em leitura abaixo da média nacional. Mais de um terço dos nordestinos (38,4%) fez menos de 125 pontos. O melhor percentual foi verificado no Sudeste (56,5%), seguido pelo Sul (51,2%) e Centro-Oeste (47,8%). A Prova ABC é uma parceria do Todos pela Educação com a Fundação Cesgranrio, o Instituto Paulo Montenegro e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Câmara aprova 75% dos royalties do petróleo para educação e 25% para saúde

Câmara aprova 75% dos royalties do petróleo para educação e 25% para saúde
 
Após horas de discussão, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou um substitutivo (texto que substitui o original) ao projeto de lei que destina os recursos dos royalties de petróleo para a educação. Na tentativa de viabilizar a votação da matéria, o relator André Figueiredo (PDT-CE) mudou duas vezes seu relatório. Agora, o projeto segue para o Senado. O projeto tinha 11 pedidos de destaque (votação em separado de partes do texto), dos quais 10 foram retirados a pedido do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). A destinação dos recursos obtidos com royalties para a educação é uma das bandeiras dos movimentos que tomaram as ruas do país nas duas últimas semanas. Por sugestão do deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO), Figueiredo dividiu os recursos obtidos com a exploração de petróleo entre saúde e educação, na ordem de 25% e 75%, respectivamente. União, Estados e municípios serão obrigados a adotar esse percentual. Outra mudança feita no texto destina 50% de todos os recursos do Fundo Social do pré-sal à educação.

Inscrições para ProUni são prorrogadas

Nesta edição, serão oferecidas 90.045 bolsas - dessas, 55.693 integrais e 34.352 parciais, no valor de 50% da mensalidade.

Reprodução


Agência Brasil- As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) foram prorrogadas para a próxima quinta-feira (27). Os estudantes teriam até ontem (25) para se inscrever, agora podem fazê-lo até as 23h59 do dia 27. As inscrições devem ser feitas no site do ProUni. Com o adiamento, o calendário do ProUni também teve modificações.
 
Segundo o último balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), até as 18h desta terça-feira, foram registradas 336.748 candidatos inscritos e 648.807 inscrições a bolsas — cada estudante pode fazer até duas opções de curso. De acordo com o MEC, o adiamento foi feito para que mais estudantes possam fazer a inscrição. Até o momento, o número de candidatos é inferior ao do segundo semestre de 2012: 456.973 inscritos.
 
O Prouni oferece bolsas em instituições particulares de ensino superior. Pode se inscrever no programa o estudante brasileiro que não tenha diploma de curso superior. É preciso ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas. O candidato não pode ter zerado a redação e deve ter cursado todo o ensino médio na rede pública ou ter tido bolsa integral em escola particular.
 
Nesta edição, serão oferecidas 90.045 bolsas - dessas, 55.693 integrais e 34.352 parciais, no valor de 50% da mensalidade.
 
As bolsas integrais do ProUni são para os estudantes com renda bruta familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas aos candidatos com renda bruta familiar de até três salários mínimos por pessoa.
 
O processo terá duas chamadas. O resultado da primeira será divulgado no dia 30, e não mais no dia 28, pela internet. Do dia 1º de julho ao dia 8, o estudante pré-selecionado deverá comparecer à instituição de ensino para comprovar as informações prestadas no momento da inscrição, providenciar a matrícula e, se for o caso, participar de seleção própria da escola.
 
O resultado da segunda chamada foi transferido para o dia 16 de julho. O estudante terá de 16 a 22 de julho para comprovar as informações e providenciar a matrícula.
 
Os candidatos não selecionados nessas etapas podem aderir à lista de espera de 26 a 29 de julho. Eles começarão a ser convocados a partir de 2 de agosto.

Presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana anuncia concurso público

Justiniano disse que precisa ampliar o quadro em todos os setores.

Reprodução
 
A Câmara Municipal de Feira de Santana vai realizar um concurso público para preencher vagas em vários setores. O anúncio foi feito pelo presidente do poder legislativo, Justiniano França, que fez uma reunião com os servidores. Ele ainda não sabe quantos servidores serão necessários para compor o quadro funcional. 
 
“Estamos trabalhando na elaboração das nossas necessidades e queremos realizar uma licitação pública para contratar uma empresa que vai realizar o concurso. Na próxima semana estaremos definindo o número de vagas, e inclusive, através de lei, vamos definir alguns cargos que precisam ser criados e outros ampliados”, afirmou. 
 
Justiniano disse que precisa ampliar o quadro em todos os setores. De acordo com ele, em 1992 a Câmara tinha 92 servidores efetivos e agora tem apenas 35, o que segundo o presidente, demonstra a necessidade da realização de um concurso. 
 
“Com a realização do concurso vamos poder dar mais condições da Casa ter um atendimento administrativo adequado ao Poder Legislativo”, disse.
 
Justiniano França falou ainda sobre o reajuste salarial dos servidores (ganho real), que segundo ele, só poderá ser efetuado no próximo ano, e sobre o repasse da prefeitura para a Câmara Municipal. 
 
“O repasse da prefeitura é de um milhão, duzentos e sessenta e dois mil reais. No primeiro ano de administração temos um aperto, mas como já sabemos o valor do orçamento, temos que nos adequar. A nossa expectativa é que no próximo ano a gente consiga avançar em melhorias não apenas para os servidores, mas também em equipamentos”, afirmou.

terça-feira, 25 de junho de 2013

Hospital Estadual da Criança abre inscrições para processo seletivo

As vagas são para os cargos de níveis médio, elementar, técnico e superior e exigem experiência de no mínimo seis meses.

Arquivo
 
O Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, através da Fundação Professor Martiniano Fernandes – IMIP Hospitalar, abriu inscrições para a seleção simplificada. As vagas são para os cargos de níveis médio, elementar, técnico e superior e exigem experiência de no mínimo seis meses. 
 
As inscrições podem ser feitas apenas pela internet em datas específicas para cada nível.  De acordo com os editais, as inscrições para nível superior devem ser realizadas hoje (25) e as provas serão aplicadas no dia 6 de julho. Já para o nível técnico as inscrições devem ser realizadas amanhã (26), e as provas serão aplicadas também no próximo dia 6. Para nível médio as inscrições são na  próxima quinta-feira (27), com provas no dia 7 de julho e para nível elementar, no dia 28, com provas dia 7.
 
CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO (site do Imip está congestionado)
 
As vagas de nível elementar são para os cargos de: auxiliar de cozinha, auxiliar de jardinagem, auxiliar de lavanderia e rouparia, auxiliar de recepção e portaria, auxiliar operacional, copeiro, cozinheiro, eletricista, encanador, jardineiro, magarefe, maqueiro, marceneiro, motorista,  pedreiro, e pintor.
 
Para nível médio: almoxarife, arquivista, assistente administrativo, assistente de manutenção, auxiliar de farmácia, auxiliar de  refrigeração, faturista, flebotomista, técnico de laboratório, técnico de nutrição, técnico de  refrigeração, técnico de suporte em Informática I e telefonista.
 
Para nível técnico são: técnico de enfermagem,  enfermagem do trabalho, segurança do trabalho e radiologia.
 
Já para nível superior os cargos são para: assistente social, bioquímico, enfermeiro, enfermeiro do trabalho, engenheiro de  segurança no trabalho, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo e terapeuta ocupacional.
Fonte: Acorda Cidade

quinta-feira, 20 de junho de 2013

PRF prende casal na BR-116 Sul com cocaína avaliada em R$ 1 milhão

Os acusados informaram que pegaram o entorpecente em São Paulo para entregá-lo em Feira de Santana. A origem da cocaína é desconhecida.

PRF
 
Um casal do Rio Grande do Norte foi preso por volta das 23h50 de quarta-feira (19), no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Feira de Santana,  acusados de tráfico de drogas. Com Alan Douglas Bigarde, 28 anos, e a esposa Luana Pontes Zanin, 19, foram encontrados 24,5Kg de cocaína e 10 kg de pasta base do mesmo entorpecente.  
 
De acordo com a policial Tolare, a cocaína foi encontrada após abordagem com cães farejadores e está avaliada em torno de R$ 1 milhão.
 

“São 34 kg de cocaína pura, que podem ser multiplicados, normalmente por três, ou seja, 70 kg multiplicados por R$ 20 mil, que é o valor da droga no mercado atualmente, totaliza R$ 1 milhão”, contabilizou.
 

Segundo ela, o casal estava em um veículo Fiat Uno branco (placa MYY-4177, licença de Natal-RN) quando foram abordados.
 
“Fizemos uma abordagem em frente ao posto por conta da Operação Copa das Confederações. Notamos um certo nervosismo e resolvemos fazer uma fiscalização com os cães. Os dois animais indicaram o mesmo local e encontramos a droga em um fundo falso, na parte traseira do veículo”, disse a policial em entrevista ao repórter Aldo Matos do programa Acorda Cidade. 
 
Os acusados informaram que pegaram o entorpecente em São Paulo para entregá-lo em Feira de Santana. A origem da cocaína é desconhecida. Os dois foram autuados em flagrante por tráfico de drogas.

CCJ aprova Lei Geral dos Concursos

O projeto que cria a Lei Geral dos Concursos também define critérios de correção de provas, punições, entre outros critérios

Reprodução/ Ilustrativa 
 
Três anos depois da apresentação da primeira proposta, os senadores da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovaram nesta quarta-feira (19) o texto que regulamenta a realização de concursos públicos pelo governo federal. O substitutivo apresentado pelo relator da matéria, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), e aprovado por todos os parlamentares do colegiado estabelece, por exemplo, que as inscrições não podem custar mais que 3% do valor da remuneração inicial a ser paga para o candidato nomeado.
 
 
O projeto que cria a Lei Geral dos Concursos também define critérios de correção de provas, punições – em caso de quebra de sigilo e venda de gabarito, e inclui a proibição, já definida pela Justiça, de concursos realizados apenas para preenchimento de cadastro de reservas.
 
Rollemberg considerou que um dos pontos mais importantes do projeto é o direito de nomeação do candidato aprovado dentro do prazo de validade do concurso, considerando o número de vagas. Ou seja, a Administração Pública é obrigada a contratar os candidatos aprovados dentro do período definido, mas os órgãos do governo precisam levar em conta a necessidade de novas contratações.
 
“As pressões são legítimas”, disse o senador explicando que muitos candidatos exigem dos governos a nomeação dos aprovados. “Temos que aliar o interesse público e o interesse do cidadão”, completou Rollemberg.
 
A obrigatoriedade ainda deve render debates na CCJ. Como o projeto é terminativo, precisa ser votado em turno suplementar no colegiado. A votação deve ocorrer na próxima reunião da comissão, no dia 26. Até lá, os senadores podem apresentar emendas e propor ajustes ao texto. Depois da votação em turno suplementar, o projeto segue para apreciação dos deputados federais.
 
Nos debates de hoje, que antecederam a votação do substitutivo, alguns senadores levantaram riscos com a interpretação da exigência de contratação pela administração pública. O senador Pedro Taques (PDT-MT), por exemplo, explicou que a obrigatoriedade de contratação é uma forma de evitar a realização do que chamou “concurso caça níquel e eleitoreiro”, realizados em vésperas de períodos eleitorais mas sem que exista necessidade de contratação de funcionários. “Isso ofende o princípio da boa fé e da confiança do cidadão. Há essa distorção de autorização de concursos por fins eleitoreiros”, disse.
 
O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) explicou que durante o período em que era governador da Paraíba sofreu várias cobranças da sociedade. “Quando você faz um concurso para dois mil professores, dois mil concursados ficam na porta do palácio [do governo] para que você contrate ao sabor do interesse dos candidatos e não da administração pública. Já vivi essas experiências”, contou.

Transporte público deverá ficar livre do pagamento de impostos

Em troca, os estados que aderissem à desoneração total teriam de abrir mão do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os mesmos bens e produtos, e as prefeituras teriam de zerar o Imposto sobre Serviços (ISS) sobre o transporte urbano.

O Congresso poderá aprovar, nos próximos 15 dias, a desoneração total para o transporte público, disseram hoje (19) o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, Lindbergh Farias (PT-RJ), e o deputado Carlos Zarattini (PT-SP), relator da medida provisória que reduz os tributos para o transporte público urbano.
 
Os dois parlamentares chegaram há pouco para uma reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Segundo eles, é possível fazer alterações no texto em discussão no Senado para ampliar as desonerações, que resultariam na queda de 10% a 15% nas tarifas de ônibus.
 
Pela proposta em discussão, também seriam zerados o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre o óleo diesel, cuja alíquota é 3,65% e o PIS e a Cofins de bens e equipamentos de transporte urbano. Além disso, a alíquota da contribuição para a Previdência Social das empresas de ônibus, que havia passado de 20% da folha de pagamento para 2% do faturamento, cairia ainda mais: para 0,5% sobre o faturamento.
 
Em troca, os estados que aderissem à desoneração total teriam de abrir mão do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os mesmos bens e produtos, e as prefeituras teriam de zerar o Imposto sobre Serviços (ISS) sobre o transporte urbano. Publicada no último dia 1º, a medida provisória zerava o PIS e a Cofins das passagens de transporte urbano.
 
De acordo com o senador, esta seria a resposta que o Congresso precisa dar às manifestações dos últimos dias. “Se não houvesse manifestações, a chance de o projeto ser aprovado seria pequena. Só que as manifestações estão mudando o clima. Acho que o clamor está claro, e o Parlamento tem de se posicionar”, declarou.
 
Segundo Lindbergh, o texto com as desonerações ampliadas pode ser votado pela Comissão do Senado na terça-feira, sem passar pelo Plenário do Senado. Em seguida, o projeto retornará à Câmara porque sofreu alterações. De acordo com Zarattini, relator do projeto de conversão de lei, o texto final então levaria até 15 dias para ser aprovado.  
 
Em outra medida provisória, enviada ao Congresso no fim de abril, o governo federal desonerou a folha de pagamento das empresas de transporte público urbano. O novo regime entrará em vigor em 1º de janeiro de 2014.

Entenda como funciona a linha de crédito para beneficiários do Minha Casa, Minha Vida

O financiamento é chamado de Minha Casa Melhor e o beneficiário poderá comprar móveis e eletrodomésticos.

Paulo José/Acorda Cidade

O Governo Federal anunciou no último dia 12, a linha de crédito para compra de móveis e eletrodomésticos para beneficiários do Programa Minha Casa, Minha Vida. O financiamento é chamado de Minha Casa Melhor. O secretário municipal de Habitação, Sandro Ricardo, esclarece como vai funcionar o benefício.
 
Segundo o secretário, essa linha de crédito é especial e terá 18,7 bilhões de reais para a aquisição de móveis e eletrodomésticos pelos beneficiários do Minha Casa, Minha Vida. As famílias poderão financiar até 5 mil reais com taxas de juros de 5% ao ano e com o prazo de 48 meses para pagar. Ainda de acordo com o secretário, o financiamento vai ter um desconto de 5% na nota fiscal, sobre o preço do produto à vista. 
 
“Esse novo programa vai ser um grande incentivo para a indústria e para o comércio do país. Vai beneficiar toda a população, não apenas os beneficiários do Minha Casa, Minha Vida, pois vai girar a roda da economia brasileira”, avaliou. 
 
De acordo com Sandro Ricardo, para utilizar o serviço, o beneficiário receberá um cartão e escolherá os produtos que quer comprar, dentro de valores preestabelecidos, que ele vai tomar conhecimento na loja. 
 
“A pessoa terá um limite para comprar determinados produtos e não poderá gastar os 5 mil reais com uma televisão enorme, por exemplo. Ele terá que diluir o valor na compra de outros produtos e não é obrigado a gastar todo o crédito de uma só vez”, explicou o secretário.
 
Para fazer a solicitação do novo benefício, as pessoas poderão ir diretamente à Caixa Econômica Federal, já que se trata de uma linha de crédito, informou o secretário de Habitação. O critério para a liberação do benefício é a pessoa estar em dia com as parcelas do Minha Casa, Minha Vida. Pendências junto ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e Serasa (Centralização de Serviços dos Bancos) não serão analisadas.

Bahia é o estado com maior incidência da doença falciforme

A médica hematologista, Nadjane Miranda, que coordena o Centro de Atenção a Portadores da Falciforme em Feira de Santana, esteve no programa Acorda Cidade, onde explicou o que é a doença, como é o tratamento e quais são os sintomas.

Roberta Costa/Acorda Cidade
 
 
Nesta quarta-feira (19) é comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Doença Falciforme. A médica hematologista Nadjane Miranda, que coordena o Centro de Atenção a Portadores da Falciforme em Feira de Santana, esteve no programa Acorda Cidade, onde explicou o que é a doença, como é o tratamento e quais são os sintomas. De acordo com ela, a Bahia é o estado brasileiro de maior incidência da doença. 
 
Na noite de hoje, uma confraternização com pacientes e familiares será realizada no Centro de Atenção a Pessoas com Falciforme, localizado no centro Social Urbano, no bairro Cidade Nova. O tema será Buscando Qualidade de Vida. Confira abaixo a entrevista.
 
Acorda Cidade - O que é a doença?
 
Médica Nadjane Miranda - É uma doença hereditária. A transmissão vem de um gene do pai e outro da mãe. A pessoa que herda os dois genes é portadora da doença. Quem herda o gene de um dos pais é portador de traço falciforme, nesse caso não é doença, mas a pessoa tem a capacidade de transmitir o gene para o filho. Essa é uma doença que não tem cura, ao não ser pelo transplante de medula óssea, mas não é um procedimento rotineiro e sim uma medida extrema. Ela pode ser amenizada com o acompanhamento e tratamento desde o nascimento. A doença pode ser detectada no teste no pezinho.
 
AC - Se não houver tratamento pode levar a pessoa à morte?
 
Médica - É uma doença que além da anemia, a pessoa desenvolve várias outras complicações, que podem ser renais, cardíacas ou ósseas. A imunidade também pode ser comprometida. Então se não houver acompanhamento desde o nascimento a sobrevida é muito curta, podendo haver óbito. O não acompanhamento leva a pessoa a sofrer muito, pois desenvolve complicações, principalmente ósseas.
 
AC - Quais são os sintomas?
 
Médica - Lesões ósseas, principalmente do fêmur, que destrói a articulação do quadril e a pessoa sente muitas dores. As crises álgicas, que são dores espontâneas dentro dos ossos. Por fora a pessoa não apresenta quase nenhuma diferença, mas sente muitas dores. As úlceras nos tornozelos e as complicações torácicas e no abdômen. 
 
AC - Como a doença pode ser detectada?
 
Médica - De preferência ao nascer, no teste do pezinho, mas muitas pessoas estão sendo diagnosticadas na vida adulta. Elas sobreviveram sem acompanhamento ou com acompanhamento irregular. Aqueles que fazem o diagnóstico tarde têm muitas complicações, como doenças renais, hepáticas e ósseas, além da anemia e diversas infecções.
 
AC - Qual a diferença do sangue de uma pessoa com a doença falciforme para o sangue de outra pessoa que não tem?
 
Médica - Normalmente eles têm a hemoglobina abaixo de nove, ou seja, têm anemia. Já a pessoa que não tem a doença tem a hemoglobina em torno de 13. 
 
AC - Então quem tem a doença passa toda a vida tomando medicação?
 
Médica - Sim. O risco de morte precoce é muito grande, porque eles têm crises graves circulatórias. É uma doença que precisa ser detectada ainda cedo, os portadores precisam de um acompanhamento com tratamentos especializados, e é importante que eles sejam bem recebidos quando chegarem aos hospitais com dor, com falta de ar, com sinais de infecção, porque eles precisam ser atendidos com rapidez. Eles têm crises frequentes, principalmente quando o calor ou o frio estão muito intensos e por isso as pessoas têm que ter paciência.
 
AC - As pessoas que têm anemia falciforme sofrem preconceito?
 
Médica - Muito. Embora eles possam levar uma vida normal, ou próximo disso, quando eles entram em crise, como não tem manifestações externas, as pessoas não acreditam que eles estão com dor. As pessoas com anemia têm um risco grande de sofrerem um AVC, derrame, de terem dificuldades de concentração e de atenção. 
 
AC - Tem quanto tempo que o Centro de Atenção foi instalado em Feira de Santana?
 
Médica - Foi criado em agosto do ano passado. Somos uma equipe interdisciplinar com dois médicos hematologistas, um para adulto e outro para crianças, temos nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros especializados e fisioterapeutas.
 
AC – O Centro de Atenção tem um ano de existência, nesse período já foi possível cadastrar quantas pessoas?
 
Médica - Temos mais de 160 pacientes cadastradas. A Bahia é o local que tem mais incidência da doença no Brasil. De cada seis nascidos, um é portador do traço falciforme. Um em cada 650 bebês nascidos, um é portador da doença falciforme. Com certeza temos mais pessoas com a doença que ainda não sabem.
 
AC - Tem alguma etnia que é mais propícia a ter a doença?
 
Médica - A doença foi originária da população africana, mas atualmente temos uma grande miscigenação e qualquer pessoa pode ser portador do traço ou da doença falciforme.

Aprovação do governo Dilma cai 8 pontos percentuais, diz CNI-Ibope

O percentual dos que consideram o atual governo como ótimo ou bom caiu de 63%, na pesquisa de março, para 55%. O percentual de pessoas que consideram o governo regular subiu de 29% para 32%, e os que o consideram ruim ou péssimo subiu de 7% para 13%.

Wilson Dias / Abr | Para 25% do público pesquisado, a maneira de Dilma governar é razoável

Para 25% do público pesquisado, a maneira de Dilma governar é razoável


Agência Brasil- A avaliação do governo e a maneira como a presidenta Dilma Rousseff administra o país registraram queda na aprovação, segundo a pesquisa CNI-Ibope, divulgada nesta quarta-feira (19) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). 
 
O percentual dos que consideram o atual governo como ótimo ou bom caiu de 63%, na pesquisa de março, para 55%. O percentual de pessoas que consideram o governo regular subiu de 29% para 32%, e os que o consideram ruim ou péssimo subiu de 7% para 13%.
 
De acordo com a pesquisa, a aprovação da maneira como a presidente governa o país também registrou queda, passando de 79% para 71%. Para 25% do público pesquisado, a maneira de ela governar é razoável. Em março, eram 17%.
 
Caiu também a expectativa em relação ao restante do governo, passando dos 65% para 55%. Recuou ainda o percentual da população que confia na presidenta: caiu de 75% para 67%. Ainda segundo a pesquisa, seis das nove áreas de atuação do governo foram desaprovadas pela maioria da população: segurança pública (67%), saúde (66%), impostos (64%), combate à inflação (57%), taxa de juros (54%), e educação (51%).
 
A pesquisa ouviu 2002 pessoas entre os dias 8 e 11 de junho, data posterior à primeira manifestação, ocorrida em São Paulo, porém anterior ao período em que elas ganharam força, a partir do dia 13. A manifestação do dia 6 não está entre as notícias mais lembradas pela população, de acordo com o gerente executivo de Pesquisa da CNI, Renato da Fonseca. 
 
Os assuntos mais lembrados foram o boato sobre o fim do Bolsa Família (15%), as obras da copa (10%), a redução na conta de luz (8%) e a alta da inflação (7%). A margem de erro da pesquisa é 2 pontos percentuais para mais.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Minha Casa Melhor registra cadastro de 12 mil pessoas em 4 dias

Minha Casa Melhor registra cadastro de 12 mil pessoas em 4 dias

 
 
 

 
Desde o lançamento, há quatro dias, o programa Minha Casa Melhor, que financia móveis e eletrodomésticos para beneficiários do Minha Casa Minha Vida, registrou aproximadamente 12 pessoas como contratantes do crédito, informou a presidente Dilma Roussef nesta segunda-feira (17) durante o programa Café com a Presidenta, em Brasília. A linha permite às famílias, o financiamento de até R$ 5 mil, com juros de 5% ao ano e prazo de até 48 meses para pagamento dos produtos. Em caso de compra à vista, os mutuários terão desconto de 5% na nota fiscal. Nas compras parceladas, a pessoa pode pagar por boleto bancário ou débito em conta. Famílias com débito nas prestações do programa habitacional têm que pagar o débito para terem direito ao financiamento do Minha Casa Melhor. O governo espera atingir 3,7 milhões de famílias com a nova linha de crédito.
 
Os mutuários que entrarem no MCMV a partir de agora recebe o cartão de compras logo que assinar o contrato da casa nova. O cartão pode ser usado nas 13 mil lojas credenciadas em todo o Brasil. após liberação do crédito, os recursos podem ser usados no prazo de um ano. Entre os itens que poderão ser adquiridos estão geladeira, fogão, lavadora de roupas automática, computador, TV digital, guarda-roupa, camas de casal e de solteiro, mesa com cadeiras e sofá.
 
Para solicitar o crédito e ter mais informações sobre o Minha Casa Melhor, os interessados podem ligar para o telefone 0800-7268068, ou verificar o site www.minhacasamelhor.com.br.

Caixa retoma cronograma de pagamento do Bolsa Família

Devido aos boatos, milhares de pessoas correram às agências bancárias para resgatar o benefício, o que provocou tumultos em 12 estados.

Reprodução

 A Caixa Econômica Federal retoma hoje (17) o cronograma normal de pagamentos do Programa Bolsa Família. A retomada dos pagamentos ocorre depois de boatos de que o programa chegaria ao fim, no mês passado. Devido aos boatos, milhares de pessoas correram às agências bancárias para resgatar o benefício, o que provocou tumultos em 12 estados.

 
De acordo com o cronograma da Caixa, os cartões com final um recebem o benefício hoje. Amanhã (18), será a vez dos cartões com final dois e assim sucessivamente, com exceção dos finais de semana, quando não haverá liberação de pagamentos. Para os beneficiários com cartões com final zero, o pagamento será liberado no dia 28 deste mês.
 
No mês passado, a Caixa liberou antecipadamente todos os pagamentos do programa no dia 17. No último dia 27, o presidente da Caixa, Jorge Hereda, explicou que a instituição alterou o sistema de pagamento no dia 17 por causa da atualização no cadastro de informações sociais do governo federal, que fornece um número personalizado para cada cidadão inscrito em qualquer programa social da União. Em atualização desde março, o novo sistema substituiu o cadastro anterior, em vigor desde julho de 2000.
 
De acordo com o presidente da Caixa, o banco identificou 692 mil beneficiários com mais de um número no novo cadastro. Para impedir que essas famílias ficassem sem receber o Bolsa Família, por causa dos dois números de inscrição, a Caixa decidiu liberar o saque antecipado, sem informar aos beneficiários.
 
De acordo com a Caixa, todos os cadastros com duplicidade já foram unificados. Além disso, o banco assegura que as agências dispõem de funcionários preparados para tirar dúvidas dos beneficiários do programa, mas não há reforço de pessoal específico para esse atendimento.
 
A Polícia Federal (PF) investiga o que pode ter levado ao boato sobre o fim do programa. No último dia 27, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que uma das linhas de investigação da PF era de que o surgimento do boato ocorreu por meio de uma empresa de telemarketing.